Assine a petição e junte-se a uma chamada global pelo clima!

Join the call for a global climate deal at TckTckTck.org

domingo, 13 de setembro de 2009

Masdar - A cidade do século XXII

O governo dos Emirados Árabes Unidos, enriquecido com a exportação de petróleo, busca mais uma vez estar a frente de seu tempo. Em poucos anos, ergueram em pleno deserto um mar de arranha-céus, onde o luxo e os exageros predominam. Dubai é uma cidade tanto turística como o maior centro de negócios do Oriente Médio, além de estar em constante crescimento. Embora o objetivo do governo dos emirados de construir uma cidade conhecida no mundo por suas maravilhas da engenharia moderna tenha tido sucesso, ele já percebe que a tendência do mundo hoje é outra, busca-se soluções para o caos urbano e o desenvolvimento sem agredir o meio ambiente.
Nesta tendência está sendo construída em meio ao deserto, perto de Abu Dhabi,a capital do país, uma cidade sustentável, que ao mesmo tempo proporcionará uma alta qualidade de vida para seus mais de 40.000 habitantes e não terá impacto nenhum ao meio ambiente, segundo eles será em 2016, quando estiver pronta, a única cidade do mundo de emissão zero de carbono. Mas como um dos maiores exportadores mundiais de petróleo, combustível fóssil apontado como um dos maiores emissores de carbono, pode afirmar isto? 
Os Emirados Árabe Unidos criaram uma companhia de energias do futuro, a Masdar de mesmo nome da cidade sustentável que estão construindo desde o ano passado, também ficam bastante próximas. A cidade contará com energia solar e eólica, energias limpas e renováveis. Também terá um sistema de veículos individual sobre trilhos enquanto o meio de transporte oficial do país ainda é o carro, pois o primeiro metrô do país foi inaugurado em Dubai na semana passada. 
Em construção, desde o ano passado esta cidade não é mais utopia, é o futuro logo ali.
Esboço artístico de Masdar City


Faça um tour virtual por Masdar(em inglês): http://video.nytimes.com/video/2008/02/04/multimedia/1194817114256/a-virtual-tour-of-masdar-city.html
http://www.masdaruae.com/              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coma menos animais! Diminua os impactos das Mudanças Climáticas!

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.