Assine a petição e junte-se a uma chamada global pelo clima!

Join the call for a global climate deal at TckTckTck.org

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ecod notícias






Australianos superam os norte-americanos em emissões de CO2 
australianos superaram os norte-americanos em um ranking nada saud�el
Em uma competição nada saudável, os australianos superaram os norte-americanos/Foto: sxc.hu
Os australianos superaram recentemente os norte-americanos em uma competição bem negativa, pela qual todos saem perdendo, informou o relatório intitulado Climate Change Risk Report 2009/2010. De acordo com o estudo, elaborado pela empresa inglesaMaplecroft, o cidadão australiano emite uma média de 20,58 toneladas de dióxido de carbono (CO2) a cada ano, em comparação com as 19,81 toneladas dos estadunidenses – antigos líderes do chamado “ranking do cinza”.
Segundo o estudo que analisou as emissões per capita de 185 países, a liderança atribuída aos australianos é decorrente, sobretudo, das emissões do setor de transportes, além da geração e consumo de energia resultantes da queima do carvão – combustível fóssil que corresponde a 80% da matriz energética da Austrália. O governo australiano tem se mostrado contrário ao mercado de carbono, sob a alegação de que o mesmo aumentaria os preços da eletricidade e dos combustíveis, considerados fundamentais para a competitividade das indústrias do país.
Em agosto deste ano, o senado da Austrália rejeitou a proposta que buscava a criação de um sistema de comércio de carbono previsto para vigorar em 2011. Os parlamentares procuraram justificar a decisão baseados na ideia de que é melhor esperar os desdobramentos da 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15), que será realizada em dezembro, em Copenhague (Dinamarca).
 em �bito geral, a china �o pa� que mais emite co2 em todo o mundo
Em âmbito geral, que não considera só os níveis per capita, a China é o país que mais emite CO2 em todo o mundo/Foto: joelas
A quantidade média de emissões de CO2 dos australianos é tão considerável que mesmo China e Índia, países tidos como emissores em potencial, porém dotados de grandes populações, apresentam 4,5 e 1,16 toneladas per capita emitidas, respectivamente. Segundo dados de 2008 da CIA World Factbook, a Austrália conta com cerca de 21 milhões de habitantes. A Índia tem algo em torno de 1 bilhão e 150 milhões de pessoas, enquanto a população chinesa (maior do mundo) já é superior a 1 bilhão e 330 milhões.
Brasil
Dados divulgados pelo ministro do Meio Ambiente brasileiro, Carlos Minc, em 27 de agosto, informaram que o aumento das emissões de CO2 no país em 2007 foi de 49% (no comparativo com 1994). A constatação do governo é a de que a produção de energia elétrica do país ficou 30% mais poluente em gás carbônico no mesmo período. Contabilizados esses 13 anos de análises, o Brasil registrou 122% de aumento do gás poluente nas termoelétricas e 56% no setor de transportes.
Vale destacar que estes números dizem respeito as emissões gerais do país, e não somente a quantidade per capita emitida.
*Com informações da BBC Brasil
Ecodesenvolvimento.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coma menos animais! Diminua os impactos das Mudanças Climáticas!

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.