Assine a petição e junte-se a uma chamada global pelo clima!

Join the call for a global climate deal at TckTckTck.org

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Construtora ergue o primeiro prédio que gera mais energia do que consome





predio-capa.jpg

Para a maioria dos arquitetos, o prédio dos sonhos é aquele que consume zero de energia. Mas os profissionais do Arte Charpentier Architects queria mais e decidiram construir o primeiro edifício que gera mais energia do que consome. Do projeto aos materiais, passando pelo comportamento do usuário, a Torre Elithis aplica as últimas técnicas de desenvolvimento sustentável e consegue produzir seis vezes menos gases do efeito estufa que os prédios comuns.predio-2.jpg

Construída em Dijon, na França, o prédio foi totalmente planejado com base em uma ideologia sustentável que prega a escolha de materiais com a partir do seu impacto ambiental, o uso da energia solar, de iluminação e ventilação naturais e conscientização e participação de seus usuários na economia e uso consciente de energia. A torre, que originalmente era apenas um desafio teórico iniciado por Thierry Bievre, Diretor Geral da Elithis Engenharia, é feita de madeira e possui isolamento feito com material reciclado. O prédio também possui 330 painéis solares e um protetor solar para remover o excesso de calor e permitir a entrada de luz natural. As emissões do escritório ainda são recuperadas e reutilizadas dentro da própria torre.

Espalhando a ideia
A Elithis Engenharia não quer que sua proeza energética passe despercebida, por isso a empresa instalou 1.600 sensores de energia em todo o prédio e projetou um letreiro público que informa o seu consumo energético diário.
predio-4.jpg
Por ser o primeiro laboratório de ativos ambientais desse tipo no mercado, cientistas, pesquisadores e universidades também são convidados a visitar o edifício e avaliar as informações recolhidas no projeto.
E a melhor parte talvez ainda esteja por vir: o prédio de 10 andares e 16 mil metros quadrados custou US $ 10 milhões – preço relativamente baixo para os padrões desse tipo de construção e comparável ao de edifício tradicional. É mais uma prova de que edifícios verdes também podem ser acessíveis.


Um comentário:

  1. Fantástico!

    Prezados, convido-os a conhecerem uma proposta nova a cerca de iluminação, reciclagem e
    meio ambiente.
    Conheçam o Projeto Iluminação Reciclada:
    Link do vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=kPdOuzGk3Mk

    Att,
    Fernando Kiszewski

    ResponderExcluir

Coma menos animais! Diminua os impactos das Mudanças Climáticas!

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.