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segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Energia: cientistas israelenses testam pressão dos veículos sobre a estrada



energia �armazenada por placas colocadas sob a estrada
Pressão exercida pelos veículos origina a energia que é armazenada pelas placas sob a estrada/Foto: gettyimages

Os materiais piezelétricos são capazes de converter a energia mecânica gerada pelo peso dos veículos em energia elétrica. Este sistema de conversão é considerado como revolucionário por boa parte dos especialistas no setor, que veem nessa alternativa a possibilidade ilimitada de utilização energética renovável. Recentemente, cientistas israelenses realizaram um teste nesse sentido em uma estrada do centro do país: o resultado obtido foi considerado um sucesso.
Segundo informou a EFE, esta tecnologia é resultante de pesquisas extensas do Instituto de Tecnologia de Israel, em parceria com a empresa tecnológica Innowattech. O processo se dá da seguinte forma: unidades geradoras são postas nas camadas que ficam sob as estradas. A partir de então, a energia acumulada por sua deformação é armazenada em baterias ao longo da calçada para, posteriormente ser transferida à rede nacional.

 ilustra��o da empresa israelense de tecnologia mostra como funciona o sistema
Ilustração da Innovattech mostra parte do funcionamento do sistema/Foto: Reprodução

Com placas geradoras colocadas ao longo de 1 quilômetro (km) foi possível gerar energia elétrica suficiente para abastecer 2.500 casas. O teste foi realizado sem o conhecimento dos motoristas. Para executá-lo foi usado um pavimento adaptado de 13 metros – o acúmulo energético iluminou a extensão elétrica de um trecho da via. De acordo com a cientista Edery-Azulay, cada pista pode produzir cerca de 200 quilowatts/hora por quilômetro.
“Nossos cálculos de otimização preferem estradas de uso massivo, pelas quais passem por hora cerca de 600 veículos pesados, ou seja, de caminhonetes para cima. O peso é decisivo para a quantidade de energia a ser gerada e, no que diz respeito ao motorista, é uma estrada absolutamente normal que não produz consumo extra de combustível ou causa desgaste algum ao veículo”, explicou a pesquisadora à agência EFE.
Uma das principais vantagens da energia elétrica gerada através da pressão do fluxo de veículos diz respeito à independência em relação à meteorologia, fator de desvantagem nos casos das fontes eólica e solar, por exemplo. O custo operacional e ambiental do sistema também é levado em conta, já que ele dispensa grandes obras – a instalação dos geradores é feita com cinco centímetros de profundidade. O objetivo agora é ampliar a superfície geradora para 1 km, antes de passar para a fabricação em massa de aparelhos geradores às empresas elétricas.
Edery-Azulay informou que “já há pedidos de todo o mundo”, no entanto, confessou que a tecnologia inovadora ainda está longe de substituir a grande demanda pelos combustíveis fósseis. “Estamos ainda muito longe de poder nos desvincular das usinas elétricas convencionais”, concluiu.

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