Assine a petição e junte-se a uma chamada global pelo clima!

Join the call for a global climate deal at TckTckTck.org

sábado, 3 de outubro de 2009

Infratores ambientais custeiam jornal produzido por estudantes de Ilhéus


A primeira edição do jornal ‘Eco Kids’, um informativo produzido por alunos do ensino fundamental do município de Ilhéus, será lançada na próxima terça-feira, dia 6, às 9h, no Colégio São Jorge dos Ilhéus, primeira instituição a participar do projeto de conscientização ambiental desenvolvido pelo Ministério Público estadual, por meio da 8ª Promotoria de Justiça, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) e Conselho Gestor do Fundeb, com o apoio do Centro de Apoio de Medidas Alternativas (Ceapa). Custeado por infratores ambientais como forma de cumprimento de medida alternativa, o jornal será disponibilizado para alunos das escolas de ensino infantil e fundamental do Município, como forma de estimular a consciência da proteção do meio ambiente.

Idealizadora do projeto, a promotora de Justiça Karina Cherubini acredita que “fazer com que o estudante leia frequentemente sobre o meio ambiente, em linguagem acessível, em produções voltadas para a sua faixa etária, com a possibilidade de ser leitor-autor, certamente, contribuirá para torná-lo mais um ator social de defesa ambiental”. Por isso, informou ela, o projeto de criação e circulação de um informativo trimestral sobre meio ambiente voltado e preparado por alunos das escolas é de extrema importância. Segundo a promotora de Justiça, o jornal foi desenvolvido com criação, seleção e diagramação das matérias pelos alunos, que fizeram tudo sob orientação pedagógica. Eles elegeram os temas ‘Rio Cachoeira e seus Problemas’, ‘Projeto Animais’ e ‘Patrulha da Limpeza’ para trabalhar, ficando a aprovação da publicação sob responsabilidade do conselho editorial formado por membro do MP e da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus.
A próxima edição do ‘Eco Kids’ já está sendo desenvolvida por alunos da Escola Municipal Perpétua Marques, que escolheram abordar temas relativos à preservação e limpeza das praias, sobre a água, bichos da mata, utilização de plásticos, entre outros. No último dia 25 de setembro, alunos da Perpétua de Marques realizaram uma caminhada ecológica pelas ruas do município distante 465 km de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coma menos animais! Diminua os impactos das Mudanças Climáticas!

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.