Assine a petição e junte-se a uma chamada global pelo clima!

Join the call for a global climate deal at TckTckTck.org

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Estacionamento vertical para bikes é alternativa contra furtos


bike.jpg
Os estacionamentos verticais poderiam guardar até 34 bikes seguramente/Fotos:Divulgação
Quem optou por utilizar a bicicleta como meio de transporte certamente viu as vantagens que a mudança de atitude pode trazer. Mas não se pode dizer que são apenas benefícios – falta de estrutura das cidades e a ausência de estacionamentos seguros para as bicicletas são um desses problemas. Foi pensando nisso que o designer Yinnon Lehrer criou um estacionamento vertical de bicicletas.
O estacionamento é na verdade uma parede capaz de suportar as bikes erguidas a uma altura seguras dos ladrões. As bicicletas são suspensas graças a um sistema de roldanas e ficam travadas por um código de segurança que só libera as dobradiças com a leitura do cartão magnético do dono. O criador garante que a coluna de estacionamento funciona de forma simples e qualquer pessoa poderá estacionar sua bicicleta de forma fácil e segura.
bike-2.jpg
Espaço multiuso
Além de ser um estacionamento eco-friendly, o projeto servirá como uma divulgação espontânea dos meios de transporte alternativos, chamando a atenção de quem passa para o uso da bicicleta como modal mais eficiente e sustentável.
Além disso, os estacionamentos verticais também servirão de base para outras estruturas que poderão ser aplicadas nos locais. Quiosques, espaços de descanso e banheiros são algumas opções que tornarão o lugar multifuncional.
bike-3.jpg
Em uma das opções de multifuncionalidade, o estacionamento poderia servir também como banheiro e área de descanso
Em locais muito movimentados, os estacionamentos verticais terão parede dupla, oferecendo vagas para 34 bicicletas, além de uma unidade de manutenção. Nas zonas urbanas mais densas, como em metros, as estações serão integradas com banheiros, onde os ciclistas que não tiverem local para tomar banho antes de ir ao trabalho poderão seguir para seus compromissos sem medo do suor.
Os chuveiros dos banheiros serão equipados com aquecedores solar e a parte de baixo da estrutura será utilizada como área de descanso para os ciclistas. Uma terceira alternativa possibilita que os estacionamentos funcionem também como quiosques e lounges urbanos.
bike-5.jpg
O criador do projeto sugere até três modelos diferentes de ambientes e estruturas urbanas
A ideia ainda é apenas um projeto e o designer não informa se já tem planos de tirá-lo do papel. Enquanto isso, ele poderá servir de inspiração para outras propostas capazes de estimular e facilitar a vida de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coma menos animais! Diminua os impactos das Mudanças Climáticas!

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.