Assine a petição e junte-se a uma chamada global pelo clima!

Join the call for a global climate deal at TckTckTck.org

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Média de emissões de CO2 do brasileiro é o dobro da mundial


segundo a rede clima, o brasileiro emite, em m�ia, 10 toneladas de co2 por ano
Segundo a Rede Clima, o brasileiro emite, em média, 10 toneladas de CO2 por ano/Foto: Cíntia Barenho
Qual é a quantidade de dióxido de carbono (CO2) que você emite anualmente na atmosfera? De acordo com dados da Rede-Clima, entidade vinculada ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cada brasileiro é responsável pela emissão de 10 toneladas gás carbônico, em média, todos os anos – número duas vezes superior ao da média mundial. “Somos o país em desenvolvimento com a maior média mundial”, destacou o climatologista Carlos Nobre, um dos coordenadores da Rede-Clima.
Ele participou recentemente da comissão geral na Câmara dos Deputados, em Brasília, a fim de discutir assuntos referentes à 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15), que será realizada de 7 a 18 de dezembro, em Copenhague (Dinamarca). Atualmente, a meta é de que a média mundial de emissão de CO2 por indivíduo seja de 1,2 tonelada (ano) até 2050, com o objetivo de a temperatura mundial não aumentar mais de 2 graus Celsius (ºC) nesse período. “Ela já subiu 0,8ºC nos últimos 100 anos. Falta 1,2ºC. Já chegamos muito próximos do limite”, alertou Nobre.
 a deputada rebeca garcia e o pesquisador do instituto nacional de pesquisas espaciais e representante do minist�io da ci�cia e tecnologia, carlos nobre, participam de reuni� da comiss� mista permanente sobre mudan�s clim�icas
A deputada Rebeca Garcia e o climatologista Carlos Nobre participam de reunião da Comissão Mista Permanente sobre mudanças climáticas/Foto: José Cruz/ABr
Para o diretor-executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Augusto Coelho Fernandes, a estratégia brasileira para reduzir a emissão de gases de efeito estufa deve partir de dois pressupostos: a redução do desmatamento, principal fonte de emissões do país, e a utilização de uma matriz energética limpa. “Temos de buscar o abatimento das emissões que seja o mais barato. O Brasil tem condições de implantar mitigação de baixo custo. O combate ao desmatamento deve ser a decisão número um”, ressaltou.
Em entrevista concedida à Agência Brasil em 5 de novembro Fernandes defendeu que não havia a necessidade de o país apresentar uma meta de comprometimento para a redução das emissões de gases-estufa na COP-15. “Não houve discussão suficiente, principalmente com o setor privado, para o Brasil se envolver com uma meta mais geral”, alegou.
Na sexta-feira, 13, o governo brasileiro anunciou que pretende reduzir as emissões de gases-estufa do país de 36,1% a 38,9% até 2020. Estima-se que o setor industrial contribua com 8,8% do CO2 emitido no Brasil. O embaixador extraordinário para Mudanças Climáticas do Ministério das Relações Exteriores, Sérgio Serra, informou que a meta brasileira de redução de gases de efeito estufa foi recebida com tranquilidade durante a pré-COP, realizada em Copenhague na segunda-feira, 16, e na terça-feira, 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coma menos animais! Diminua os impactos das Mudanças Climáticas!

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.