Assine a petição e junte-se a uma chamada global pelo clima!

Join the call for a global climate deal at TckTckTck.org

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Estudo governamental sobre clima nos EUA desmente ‘céticos’


Relatório [A strong bout of natural cooling in 2008] do National Oceanic and Atmospheric Administration (Noaa) atribui resfriamento da América do Norte em 2008 ao fenômeno La Niña, e não a um suposto recuo no aquecimento global
O governo e cientistas americanos divulgaram nesta sexta-feira um relatório afirmando que as temperaturas mais amenas registradas na América do Norte em 2008 não representam um recuo na tendência de aquecimento do clima no planeta. O estudo atribui a queda do ano passado ao La Niña, resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Reportagem da Associated Press, com informações complementares do Ecodebate.

Embora os termômetros tenham recuado aos níveis de 1996, o clima na América do Norte teria ficado ainda mais frio sem os efeitos do aquecimento induzidos pela ação humana, disse o coautor do estudo, Martin Hoerling, pesquisador do National Oceanic and Atmospheric Administration (Noaa), órgão do governo americano.
Hoerling afirmou que o recuo nas temperaturas no ano passado “não foi um evento extremo”, mas admitiu que o fenômeno provocou uma “polêmica considerável”. Grupos dos chamados “céticos”, que se opõem à tese da mudança climática, usaram os dados para questionar o processo de aquecimento global.
“Nosso trabalho mostra que pode haver períodos mais frios, mas isso não significa o fim do aquecimento global”, disse Judith Perlwitz, da Universidade do Colorado, pesquisadora que liderou o estudo.
Leiam , abaixo, a nota do National Oceanic and Atmospheric Administration (Noaa):
http://www.noaanews.noaa.gov/stories2009/20091204_cooling.html
Reportagem da Agência Associated Press, no Estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coma menos animais! Diminua os impactos das Mudanças Climáticas!

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.