Assine a petição e junte-se a uma chamada global pelo clima!

Join the call for a global climate deal at TckTckTck.org

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

COP: sem metas para os países desenvolvidos


O embaixador extraordinário sobre Mudanças Climáticas, no Brasil, Sérgio Serra, acaba de dar uma coletiva de imprensa . Ele disse que o processo da COP15 não acabou ainda, há um grupo restrito de pessoas rascunhando o que pode se tornar a decisão final da COP.  Isso pode levar tanto uma hora ou mesmo durar até amanhã de manhã. Em seguida, o rascunho será levado para a COP/MOP.

Sérgio Serra disse que o Brasil e, especialmente o presidente Lula, teve um papel muito ativo na conferência. Ontem, ele teve um longo encontro com vários chefes de governo, que foi até de madrugada. O presidente ainda se reuniu individualmente e fez consultas ao primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, ao presidente francês, Sarkozy, entre outros.

Hoje à tarde, ele se reuniu com os líderes do grupo BASIC – Brasil, África do Sul, Índia e China, e Obama acabou se unindo a eles, num encontro que durou quase quatro horas. O embaixador disse que o Brasil foi responsável pela mediação de alguns assuntos importantes durante a reunião.

Entre eles, o polêmico mecanismo de MRV, que prevê que as ações de mitigação financiadas ou que tenham apoio tecnológico sejam mensuráveis, reportáveis e verificáveis. O ponto crítico era o desejo dos Estados Unidos  de que todas as metas, independentemente de suporte financeiro e tecnológico, estivessem sob esse mecanismo. Alguns países do BASIC, especialmente a China , estavam resistentes a isso, alegando que a verificação era intrusiva. Após uma negociação intensa e consultas aos assessores, o Brasil destravou o processo e chegou-se a uma redação aceitável para todos: haverá um mecanismo de consultas internacionais e análise. As implicações do termo ainda serão definidas posteriormente.

O mais impressionante é que os países desenvolvidos não terão metas para o período até 2020, apenas a visão compartilhada de que o aumento de temperatura do planeta não deve ultrapassar os dois graus.

Nesta reunião, não se tocou no assunto do financiamento das ações em países em desenvolvimento.

“O acordo será incompleto e o resultado é, certamente, decepcionante”, disse Sérgio Serra. “Vários países apresentaram números, mas eles nunca foram colocados na mesa. Nenhum país do Anexo I tem números na mesa, apenas o Brasil, a China, a Índia, o México e a Coréia do Sul”.

Provavelmente, a decisão sobre metas será tomada apenas no ano que vem – em seis meses, ou mesmo na COP16, no México, no fim do ano. A data deve ser decidida entre hoje e amanhã pela COP.



*Via Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coma menos animais! Diminua os impactos das Mudanças Climáticas!

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.