Assine a petição e junte-se a uma chamada global pelo clima!

Join the call for a global climate deal at TckTckTck.org

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Educação Ambiental na sua escola já!

Você já deve ter percebido que estamos passando por uma crise climática e ambiental. As consequências das mudanças climáticas e a diminuição dos recursos naturais de nosso Planeta se agravam a cada dia. Já estamos no ano de 2009 sem que aconteçam grandes mudanças no nosso modo de vida e só temos ainda 10 anos para reverter as catástrofes naturais a que estamos fadados a passar no futruro.

"A roda do aquecimento global não pode mais ser parada, apenas retardada em sua velocidade. A partir de 23 de setembro de 2008 sabemos que a Terra como conjunto de ecossistemas com seus recursos e serviços já se tornou insustentável porque o consumo humano, especialmente dos ricos que esbanjam, já passou em 40% de sua capacidade de reposição." Leonardo Boff é autor do livro Que Brasil queremos? Vozes 2000.

Então não nos resta outra decisão a não ser mudar nosso modo de vida, apenas possivel se nos mostrarmos flexíveis. Não vejo em nossa sociedade uma grande mobilização para que ocorra esta mudança e percebo que a escola poderia ser um meio eficaz de conscientização dos seus alunos e automaticamente dos pais dos alunos, podendo gerar um efeito cadeia.
Mas no mundo de hoje não podemos fazer projetos apenas teóricos temos que mobilizar e fazer com que as pessoas se mexam e mudem seus modos de vida.

Por isto eu gostaria de apresentar meios para que sua escola mobilize seus alunos e ajude a salvar o Planeta:
1- Fazer a reciclagem e incentivar os alunos que façam o mesmo em sua casa:
A escola já dispõe de lixos de coleta seletiva, mas a sua função não é respeitada.
Ampliando o número desses tipo de lixo pela escola, coloque-se a disposição de reunir um grupo para ajudar no trabalho de conscientização dos alunos e funcionários sobre a coleta seletiva. Todo o lixo da escola sendo coletado seletivamente poderá ser doado e levado a um posto de coleta de materiais recicláveis ou poderá ser feito um acordo com o posto de coleta para que a empresa venha recolher na escola a cada 2 ou 3 dias. Isto pode incentivar aos alunos a fazerem o mesmo em suas casas. Em Ilhéus conheço apenas um lugar que recolhe material para reciclagem:
Av Itabuna, 2340 - Ilhéus - BA, 45658565‎ -(0xx)73 3634-6604
Outras cidades procure no Google maps.

2- Troca imediata do papel normal pelo papel reciclado:
Em uma escola utilização de papel é muito grande, em documentos, avaliações, bilhetes, controles, trabalhos e pesquisas requisitados a alunos, etc. Esta mudança pode parecer muito difícil mas é bem simples, é só passar a comprar apenas papel reciclado e utilizá-lo até em provas e testes. Medida já praticada por muitos colégios inclusive o Colégio Nossa Senhora da Piedade de Ilhéus(BA). Esta troca representará um exemplo aos alunos, que deverão seguir, se é claro houver conscientização dos alunos para a consequência imediata desta mudança, a diminuição do desmatamento.
3- Usar o ar-condicionado com moderação:
Deixe as janelas e as portas do ambiente refrigerado fechadas e desligue o aparelho quando o ambiente estiver vazio.
Mantenha os filtros sempre limpos, pois a sujeira prejudica a circulação de ar e exige que o motor trabalhe mais, aumentando o gasto de energia.
4- Incentivar a diminuição do uso sacolas plásticas:
Elas são práticas e parecem ser inofensivas, mas os saquinhos plásticos usados nos supermercados e lojas são uma praga para o meio ambiente. Eles não só liberam gás carbono e metano na atmosfera como também poluem o solo e o mar. Em países desenvolvidos o uso deste tipo de sacola é quase inexistente, outro exemplo é a China que ano passado começou uma campanha contra o seu uso e já poupou mais 1 bilhão de sacolas plásticas no meio ambiente, além da diminuição da emissão de gases de efeito estufa.
5- Aula de consciência ambiental:
Seria bastante eficiente se cada turma tivesse aula com um ambientalista ou participante de ong ambiental de nossa região, 30 minutos a cada semana ou 15 dias, no qual projetos de diminuição do consumo de energia e acompanhamento nas mudanças do modo de vida de todos alunos. Projetos como por exemplo a construção de aquecedores de água com materiais reciclados seriam explorados nestas aulas. Poucas escolas tem aula de educação ambiental, mas num futuro proximo eu acredito que todas terão e a sua escola deveria inserí-la em sua grade, quanto antes possível.

Essas são só algumas medidas iniciais, dentre muitas outras, que o seu colégio e o meu colégio São Jorge dos Ilhéus devem tomar em direção a uma ESCOLA SUSTENTÁVEL, dando exemplo aos seus alunos, que lembrarão no futuro de suas escolas como contribuintes para um mundo menos ignorante, menos poluído, menos agressivo, menos desigual, menos prejudicial a si próprio e mais sustentavelmente habitável.
Conto com a sua compreensão e participação para salvar o nosso "escasso" Planeta Terra.
Matheus Braz
"Somente depois de abatida a ultima árvore, comido o ultimo peixe e poluído o ultimo mar,eles perceberão que não se come dinheiro!"Chefe da tribo norte-americana Seatte.

Um comentário:

Coma menos animais! Diminua os impactos das Mudanças Climáticas!

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.