Assine a petição e junte-se a uma chamada global pelo clima!

Join the call for a global climate deal at TckTckTck.org

sábado, 22 de agosto de 2009

Porto Sul -----> DESASTRE ANUNCIADOImprimirE-mail
Escrito por Fábio Coppola


pic13










‘Foram necessários pelo menos 80 milhões de anos para que a diversidade da Mata Atlântica fosse formada. Menos de cinco séculos foram suficientes para virtualmente devastar esse produto laborioso da natureza. O dano apenas não foi maior graças aos esforços na conservação de algumas áreas prioritárias, hoje consideradas como um dos ‘ hotspots’ da biodiversidade do planeta’. As A.P.A.s da Lagoa Encantada e Itacaré – Serra Grande, RPPNs privadas, juntamente com o Parque Estadual do Condurú, no centro-sul da Bahia são algumas das mais importantes unidades de conservação da Mata Atlântica do NE do Brasil. Segundo as estimativas mais otimistas, atualmente restaram apenas 4% da cobertura original dessa região, distribuída em pequenos fragmentos florestais em sua maioria, resguardando um número expressivo de espécies incluídas em diferentes níveis de ameaça de extinção, transformando a região em Patrimônio da Humanidade reconhecida pela Unesco.

Analisando as palavras acima e lembrando também das milhares de pessoas q vivem hoje nessa região, muitas delas ligadas a atividades relacionadas ao turismo, que atualmente é a principal fonte de renda de cidades como Itacaré, Serra Grande, Maraú etc, dá para imaginar a dimensão do estrago e grande equívoco que foi a escolha da região da Ponta da Tulha em Ilhéus para a instalação do empreendimento Complexo Porto Sul.

Se o projeto for adiante, será necessária a supressão de aprox. 1800 Ha de diferentes ambientes da cobertura vegetal nativa para dar espaço ao ‘valioso’ minério de ferro oriundo de Caetité, já encomendado pela China. Sem mencionar o impacto que causará no ecossistema marinho da região, ainda rico em quantidade e qualidade de pescados e berçário para a reprodução de tartarugas marinhas e a baleia Jubarte.

Para saber mais sobre o Porto Sul acesse os sites http://www.portosulnao.com.br/ ehttp://www.acaoilheus.org/

As fotos aéreas em anexo, foram feitas em sobre vôo de helicóptero nos arredores e região escolhida para dar espaço ao empreendimento, à pedido do GEONUMA – MPE-BA (Núcleo da Mata Atlântica do Ministério Público do Estado da Bahia) no dia 21 de julho de 2009.

Fábio Coppola - Biólogo

Itacaré – Bahia



www.acaoilheus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coma menos animais! Diminua os impactos das Mudanças Climáticas!

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.