Assine a petição e junte-se a uma chamada global pelo clima!

Join the call for a global climate deal at TckTckTck.org

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O acre, estado da senadora Marina Silva, dá o exemplo


Interesse mundial pelo projeto da nova economia do Acre
Escrito por Edmilson Ferreira   
Tião Viana apresenta nos Estados Unidos o programa de compensação ambiental e desenvolvimento sustentável do Acre
tiaoviana01022010.jpg
Tião Viana apresentou a proposta do Acre para o mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Foto: Agência Senado)
Cerca de 100  consultores  e investidores americanos e de outros países  estiveram nesta semana, no centro de convenções do  Fairmont Hotel, em Washington,  para conhecer o projeto do Acre para a economia de baixo carbono. Organizada pelo WWF, Harvard Law School e o Instituto Nicholas da Universidade Duke, a  Cúpula sobre Financiamento de Carbono Florestal  ocorre anualmente nos Estados Unidos  e nesta edição o destaque  foi apresentado pelo senador Tião Viana que como parlamentar, mostra como está em sintonia com a atual política ambiental do Acre. "O que ficou constatado é que os governos de Jorge Viana e Binho Marques, com participação de Marina Silva, deram passos de gigante na formação de um modelo de relação global para o Acre, que agora está assentado  em muita credibilidade no mundo",  avaliou o senador.  O parlamentar mostrou a proposta do Acre para o mecanismo REDD  (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), um dos instrumentos de efetivação do mercado carbonicultor. O REDD acreano  prevê a implantação de seis áreas às margens da BR que passam a ter tratamento diferenciado, recebendo incentivos para evitar o desmatamento e gerar  créditos de carbono que possam ser comercializados.  A plateia, um grupo de interessados em conhecer REDD e a Amazônia,  debateu subtemas como financiamento em escala do REDD, estruturas alternativas financeiras para o REDD, lições aprendidas e estratégias de sucesso. Como resultado prático, ao menos duas empresas já se manifestaram interessadas em formar parceria de investimento  em carbono no Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coma menos animais! Diminua os impactos das Mudanças Climáticas!

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.